segunda-feira, outubro 13, 2008

Dia da Alimentação - 16 de Outubro


Devemos:

- Comer alimentos de cada grupo diariamente (alimentação completa);
- Comer maior quantidade de alimentos pertencentes aos grupos de maior dimensão e menor quantidade dos alimentos que se encontram nos grupos de menor dimensão (equilíbrio alimentar);
- Comer alimentos diferentes dentro de cada grupo, variando diariamente e nas diferentes épocas do ano (variedade de alimentos).

1- Utilizar alimentos de qualidade: limpos e frescos;
2- Tomar sempre o pequeno almoço;
3- Incluir nas refeições alimentos de todos os sectores da roda dos alimentos, nas proporções por ela sugeridas;
4- Variar o mais possível de alimentos;
5- Não passar mais de três horas e meia sem comer;
6- Evitar alimentos com muito sal;
7- Evitar alimentos açucarados (bolos, rebuçados, refrigerantes, etc.);
8- Evitar os fritos ou ementas com muita gordura;
9- Consumir diariamente leite ou derivados;
10- Comer pelo menos três peças de fruta por dia;
11- Consumir produtos hortícolas no prato ou em saladas com abundância;
12- Comer leguminosas ( feijão, grão) pelo menos duas vezes por semana;
13- Consumir diariamente sopa;
14- Preferir pão escuro ( mistura de centeio e trigo) do tipo saloio ao pão mais branco (trigo);
15- Comer peixe pelo menos quatro vezes por semana;
16- Evitar consumir bebidas alcoólicas antes da idade adulta;
17- Beber líquidos em abundância (água simples, limonada ou refrescos sem açúcar e infusões de ervas);
18- Comer com calma, mastigando correctamente os alimentos.

Comer deve ser um prazer, mas não devemos esquecer que variar e consumir frutas e vegetais são o segredo de uma alimentação saudável.

5 comentários:

Célia disse...

Olá Bete!
Obrigada pela partilha.
Estou a tentar organizar algumas coisas para fazer um blog sobre os trabalhos que eu as minhas colegas fazemos na instituição onde trabalho, mas o tempo é tão pouco.
Tenho várias canções sobre a alimentação se quiser eu posso enviar, o meu mail é:
reiscelia@gmail.com
Jinhos e boa semana

Zélia Silva disse...

Olá,Bete!
Agradeço,mais uma vez,a partilha.Os meus meninos irão gostar de visitar o blog e de ler toda esta informação sobre o Dia da Alimentação.Obrigada.
Tudo de bom!
Jinhos!!

APO (Bem-Trapilho) disse...

olá Elisabete! :)
belas dicas sobre alimentação que tantas vezes esquecemos com a correria do dia a dia. Obrigada!
peço desculpa por demorar tanto tempo a vir responder ao comentário que me deixaste sobre os aneis vintage. na verdade não há um verde mesmo verde. vou fazer em breve um em verde água, que tb adoro, e vou mostrá-lo nos blogues. Depois aviso-te para ver se gostas ok? Também estou a preparar uns azuis escuros acinzentados lindissimos para breve.
bjinhos e volta sempre!

Anónimo disse...

OLáááá *****

Espreita o meu novo blog ;)

http://sonhos-de-algodao.blogspot.com/

*chUack,
Joanita

Anónimo disse...

Olá Bete como vai? Espero que bem. Amei os robots, fofinhos e originais. Agora quero desculpar-me por nao ter respondido antes seus comentários. Qto a ter conhecido a Carla, foi um presente que de facto tu foste a madrinha...rs A Carla é uma pessoa mto especial, mto querida, deixou-me super a vontade; foi pena nao termos tido mais tempo para falar (ambas estavam com um bocadinho de pressa). Mas quem sabe para a proxima, e quem sabe na proxima tu tb vens, seria p/ mim uma imensa alegria tb poder te conhecer pessoalmente. Amiga, um gde beijinho em seu coração, e um bom fim de semana p/ ti.
Káty

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...