terça-feira, junho 03, 2008

As birras

As birras fazem parte do desenvolvimento das crianças.
As crianças destas idades são propensas a ter birras. E muito embora para os estranhos que presenciem uma birra elas sejam fruto de uma educação deficiente da parte dos pais, a verdade é que as birras fazem parte do próprio desenvolvimento da criança e podem surgir a qualquer momento, em qualquer lugar, e muitas vezes sem que exista uma razão específica.
Como agir?
A forma como os pais reagem perante uma birra pode influenciar o seu desfecho mais ou menos rápido. A reacção dos pais depende da sua personalidade, das razões que desencadearam a birra
e do momento.
Embora ainda seja pequeno, o seu filho começa a mostrar alguns dos sinais da sua personalidade. Compete-lhe a si “limar” as arestas para que a criança cresça feliz e saudável.
Se o seu filho faz uma birra, pode actuar de diferentes modos:
1.Pode satisfazer a vontade da criança, desde que aquilo que deseja seja razoável. Convém, no entanto, chegar sempre a um acordo.
2.Pode tentar distrair a criança com qualquer outra coisa, Fazendo-a esquecer aquilo que reclama.
3.Pode esperar que lhe passe a birra ignorando o seu comportamento.

Prevenção
Na maior parte dos casos os pais conseguem perceber quando o seu filho vai fazer uma birra. Neste caso, há que agir prontamente para o evitar. Imponha limites. Se lhe disse não, não ceda nunca.
A firmeza é uma das formas mais efectivas para manter o seu filho longe das birras. Ele saberá que por muito que “esperneie” você será inflexível. Desistirá da birra se souber que não há a mínima hipótese de cedência da sua parte.
No entanto, tenha atenção às atitudes que toma perante uma birra:
- Não agrida fisicamente o seu filho para acabar com a birra
- Não ameace ou grite com o seu filho.
- Não perca a calma
Descontrolar-se, dar-lhe uma bofetada, chamar-lhe feio ou mau são atitudes que apenas vão transmitir à criança que a agressividade é uma forma de resolver as situações.
Ensine aos seus filhos que há outras formas de expressar as suas frustrações. Para isso, e embora deva manter os limites, tenha também alguma flexibilidade, pois, o seu filho ainda não tem idade e a sua compreensão é diferente da de uma criança mais velha ou de um adolescente. Ele ainda não sabe como reagir e necessita de todo o apoio dos seus pais para crescer e aprender.
Podem encontrar este artigo e muito mais informações sobre a primeira infância em:

1 comentário:

Viver disse...

Eu como mãe de um bébé de 18 meses deparo-me agora com algumas situações, muito ligeiras, de birras, que com algum esforço de ou ignorar ou então distração acaba por passar. Mas recordo-me que há uns tempos atras quando via casos de birras deixavam-me muito incomodados e eu pensava em com agir se fosse comigo e até tomava atitudes radicais como "se fosse comigo...". Hoje vejo as coisas de outra forma e compreendo as atitudes que antes não compreendia. Tudo faz muito mais sentido quando vivemos as situações!
Muito bom o artigo!
Beijinhos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...